Powered By Blogger

sábado, 15 de maio de 2010

Eventos esportivos trazem boas oportunidades de trabalho


Extraída do site www.abril.com.br
da seção emprego e carreira.

A realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 no Brasil cria a necessidade de profissionais para obras e serviços


Profissões que envolvem tecnologia e meio ambiente já estão em alta há algum tempo e devem se manter como áreas com muitas oportunidades no mercado de trabalho durante tempo indeterminado. Além destas duas áreas, a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 no Brasil já está começando a criar a necessidade de contratação de profissionais do setor de construção civil, como engenheiros e pedreiros, para a execução das obras, segundo o gerente da consultoria de Recursos Humanos Grupo Seres de São Paulo, Adriano Abreu.

>> Especial: Emprego e Carreira
Ele explica que na área de construção civil é difícil de achar profissionais, pois “as empresas buscam trabalhadores com uma alta qualificação. Mesmo os pedreiros devem ter, no mínimo, ensino fundamental”.
Os jogos também vão abrir portas para atuação em hotelaria, transporte e alimentação nas cidades sede, já que a demanda destes serviços vai aumentar muito durante a época dos eventos, afirma Abreu.

Tecnologia
Algumas profissões desapareceram com o surgimento da tecnologia como, por exemplo, a datilografia. A evolução desta área é cada vez mais rápida e requer pessoas que tenham a habilidade não só de desenvolver as novidades, utilizar os programas e inovar, mas também que consigam se reciclar constantemente, diz o especialista.
A tendência para as chamadas “profissões do futuro” está ligada à tecnologia e todas as suas vertentes, já que hoje a vida contemporânea gira quase sempre em torno de aparelhos, computadores e sistemas.

Meio Ambiente
Há alguns anos a necessidade de ter maiores cuidados com o meio ambiente fez com que o mercado deste setor crescesse e as oportunidades também. As empresas devem seguir políticas sustentáveis para serem competitivas e as obras precisam ter licenciamentos que adotem processos rigorosos de respeito ao meio ambiente, seguindo a legislação de cada local, passíveis de multa caso sejam desconsiderados.
Por esse motivo, técnicos e engenheiros ambientais, consultores e auditores têm uma área extensa para poderem atuar. Em 2009, houve uma mobilização na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP15), ocorrida em Copenhague (Dinamarca), onde países, especialistas e autoridades mundiais se reuniram para criar propostas que ajudassem a diminuir a ação do homem no aquecimento global.
O evento também atraiu atenções para o setor, que deve continuar em alta.

Iniciantes
Para quem está começando e pensa no que fazer, Abreu indica a orientação vocacional. Mesmo com todas essas tendências de oportunidades no mercado, o jovem deve fazer algo relacionado à área com que se identifica.
Quando já se está fazendo uma faculdade, buscar um primeiro emprego nas áreas de call center ou varejo, que possui diversas vagas temporárias, é importante para não chegar ao mercado de trabalho sem nunca ter tido nenhuma experiência anterior. E, se possível, buscar um estágio na área profissional de atuação para ganhar experiências ainda mais específicas, diz Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário