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domingo, 27 de dezembro de 2009

A arte de conviver com o outro

Sem dúvida, o maior dos desafios de qualquer pessoa e círculo social é relacionar-se e bem com o outro.
No ambiente corporativo, onde esta convivência é imposta, este desafio muitas vezes se torna um pesadelo...
Motivação e compromisso são as palavras chaves da atualidade. Mas como colocar isso em prática, e ainda superar as dificuldades da convivência e do respeito mútuo??
Passamos 80% do nosso tempo convivendo com colegas de trabalho. Pessoas pelos corredores, reclamando de tudo, do chefe, fofocas de colegas, mau humor, cara feia, quando tudo o que queremos e chegar a nossa mesa e trabalhar tranquilamente o dia todo.
Entretanto, temos que lidar com a agenda de tarefas e com os colegas "produtivos" e os "destrutivos". Tem o time que coopera e o que desespera qualquer um. A atitude de um colega pode nos impulsionar ou fazer desistir de algum projeto.
Como não podemos mudar as pessoas, temos então que mudar nossa forma de pensar e de tratá-las.
A psicoterapeuta Márcia Malvazzo preparou algumas dicas que nos ajudarão nesta tarefa e com base em suas considerações separei 10 itens que são fundamentais nesta difícil tarefa. Confira:
  1. A expressão é fundamental. Ela retrata nosso estado de espírito.
  2. Procure manter um sorriso (não forçado) mas suficiente para abrandar uma abordagem.
  3. Olhe nos olhos das pessoas enquanto ela fala com você. Esta atitude encoraja a pessoa a dizer e demonstra a sua atenção.
  4. Evite cruzar os braços. Você está se fechando para a nova situação.
  5. Preste atenção. Não há coisa pior do que acabar de falar e ouvir "mas o que é mesmo que você precisa?".
  6. Não gesticule muito, pois sempre terá alguém te observando e interpretando a situação.
  7. Cuidado com as expressões faciais. Elas podem trair você.
  8. Evite participar e polemizar sobre conflitos pessoais de colegas. Cada um resolve da maneira que achar melhor.
  9. Caso não seja possível evitar o conflito, colabore com idéias que possam melhorar ou até resolver a situação. O problema já existe, precisa de solução.
  10. O segredo do bom relacionamento com os colegas de trabalho está no respeito. Respeito a pessoa, ao espaço do outro, as suas idéias e maneira de ser.

Quando oferecemos ao outro as mesmas condições de afetividade e liberdade que gostamos de receber tudo se torna mais fácil e a convivência algo natural e perfeitamente possível.

Coloque em prática. Vale a pena!!!

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